ADAPTAÇÃO ESCOLAR

O início do período escolar é normalmente muito agitado, devido ao fato de muitas crianças estarem entrando na escola pela primeira vez. Tudo é novo, diferente, atrativo. É o momento de transição entre o lugar onde a criança sabe se relacionar com todos e um lugar diferente, onde terá que construir novas relações afetivas. É nesse primeiro aprendizado que poderá ser determinado a facilidade ou a dificuldade com que as crianças vão se adaptar às novas situações ao longo de toda a vida.

Sem esse período de adaptação, este momento tão delicado e importante na vida da criança está sendo negligenciado, podendo assim tirar o prazer das crianças em estar ali junto com outros coleguinhas. O período de adaptação é bastante variável e cabe à escola respeitar o processo de adaptação de cada criança.

Conhecer o plano de adaptação que a escola oferece é a melhor maneira de garantir uma educação de qualidade as crianças:

– Abertura para que os pais possam permanecer na escola neste período;
– A vinda da criança para a escola deve ser preparada pelos pais;
– O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola;
– Cabe à mãe entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola;
– Nunca saia escondido de seu filho. Despeça-se naturalmente;

Os pais devem respeitar o período de adaptação estabelecido pela escola para que a criança não tenha uma adaptação aparente (a criança fica bem no início mas posteriormente apresenta resistência em ficar na escola). Estando atento a estas sugestões, a criança terá maior possibilidade de adaptar-se à escola, criando vínculos afetivos, contribuindo para que possa desenvolver todas as suas potencialidades.

Luciana Tardio (Coordenadora Pedagogica – Centro de Educação Infantil Pimpão)